Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Projeto NANORAD'S
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto NANORAD'S

  • Publicado: Terça, 21 de Março de 2023, 10h18
  • Última atualização em Domingo, 26 de Março de 2023, 15h18
  • Acessos: 751

Evento de Implantação Experimental do Projeto NANORAD’s

  

Post Instagram Dia das Crianças Imaginação Foto 1 09 a 11 de maio de 2023 - Marabá, PA Post Instagram Dia das Crianças Imaginação Foto 3

 

                O projeto “Aplicações na nanobiotecnologia para recuperar áreas degradadas na Amazônia - NANORAD’s” representa uma experiência de ensino, pesquisa e extensão que tem como foco principal a recuperação de áreas degradadas na Amazônia utilizando diferentes modelos de plantio florestal tendo a castanheira-da-Amazônia como espécie chave. O suporte financeiro do NANORAD’s advém do convênio nº 01280.000662/2022-67 (INPA, Shell, Krilltech e Funarbe) e o suporte técnico-científico é fruto de um acordo de cooperação técnica (nº 01280.000926/2022-82) entre 12 instituições de ensino e pesquisa (INPA, Unifesspa, IFAM, IFRO, Embrapa Cocais, UERR, UFMT, UFAC, UFT, IFAP e UFV).

  

Figura 1: Foto da cerimônia de lançamento do projeto NANORAD’s no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus, Amazonas.

 

               Com esta rede de apoio estabelecida por meio do acordo de cooperação técnica, foram implantados plantios experimentais nos nove estados da Amazônia Brasileira para investigar o desempenho ecofisiológico da castanheira cultivada em plantios puro, misto e em sistemas agroflorestais (SAF’s) testados sob o efeito da aplicação de uma nanomolécula (arbolina), um biofertilizante foliar. Além disso, o ritmo de crescimento da castanheira será monitorado pelo uso de sensores produzidos a partir de inteligência artificial.

  

Figura 2: Foto da distribuição dos plantios experimentais do projeto NANORAD’s.

 

             O projeto NANORAD’s é, portanto, uma iniciativa silvicultural pioneira nas pesquisas em recuperação de áreas degradadas na Amazônia a partir de plantios florestais apoiados em bio e nanotecnologia visando resultados de alto desempenho para o setor florestal de produtos, serviços e mercado verde.

 

 Figura 3: Foto das ações do projeto NANORAD's.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página